Processo de Usabilidade 1. Especificar os requisitos dos stakeholders e dos usuários
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Processo de Usabilidade 2. Compreender e especificar o contexto de uso
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Exemplos de resultado:Clique para mais exemplos.
Lista de tarefas do usuário com suas características
Caracteristicas da tarefa: "Frequência de uso, duração estimada, dependências, esforço mental, usuário."
e lista de casos de uso.
Exemplos de técnica: Survey, entrevista, observação, análise formal do trabalho, brainstorming com a tarefa do usuário, modelagem de tarefas do usuário.
Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Descrever as caraterísticas das tarefas que os usuários precisam realizar no sistema para alcançar seus objetivos.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Identificar as características relevantes dos usuários, como o grau de conhecimento sobre o domínio do sistema, grau de alfabetização, capacidades físicas, nível de experiência com as tarefas e com o dispositivo que usará para interagir com o sistema, motivações no uso do sistema, etc.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Identificar o ambiente social e organizacional, a estrutura de gestão, as comunicações e as práticas organizacionais no ambiente em que o sistema será utilizado.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Identificar as características relevantes do dispositivo com o qual os usuários irão interagir diretamente, como memória e capacidade de processamento, formas de entrada e saída de dados, tamanho da tela, etc.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Identificar as características relevantes do local, do ambiente de trabalho e suas implicações para o design do sistema, como iluminação, níveis de ruído, vibração, calor, riscos, dimensões do espaço de trabalho.
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Processo de Usabilidade 3. Produzir soluções de design
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Analisar as tarefas do usuário em termos de caminhos de navegação e fluxogramas alternativos, identificar as telas principais e restrições do sistema.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Analisar uma variedade de opções de design para cada aspecto do sistema relacionado ao seu uso e seu efeito os stakeholders, como a definição dos controles do sistema, localização e formato dos componentes do layout, uso de cores, terminologia, fontes e redação de mensagens.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Aplicar o conhecimento de usabilidade existente para selecionar alternativas adequadas de design, como os requisitos dos stakeholders, informações sobre o contexto de uso, padrões internacionais, boas práticas de usabilidade e guias de estilo.
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Exemplos de técnica: Desenvolvimento de wireframes e desenvolvimento de esboço, storyboarding.
Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Especificar o design de todos os componentes relacionados ao uso do sistema. Esta especificação é uma descrição de como os componentes e o sistema serão usados, o tipo e localização dos controles do sistemas serão usados, localização e formato de componentes de exibição, cores, terminologia, fontes, redação de mensagens.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Refinar o design através do desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade de todos os aspectos do sistema relacionados ao seu uso e sua interface.
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Processo de Usabilidade 4. Avaliar o design em relação aos requisitos
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Preparar e definir todos os arranjos necessários para avaliar o protótipo ou o sistema, como a definição de qual método de avaliação será usado, quem será o avaliador, lugar, scripts, questionários, câmeras e etc.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: Os protótipos são avaliados em relação ao conhecimento de usabilidade, guias de estilo, padrões e diretrizes para encontrar problemas de usabilidade e verificar se as boas práticas exigidas foram seguidas.
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Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado
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Descrição: O sistema é avaliado para garantir que ele atende aos requisitos dos usuários, das tarefas e do ambiente, conforme definido nas suas especificações.
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Informação contextual
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