UPCASE
Método para auto-avaliar a capacidade de processos de usabilidade em pequenas empresas

Você deve marcar Totalmente alcançado (se a organização executar a prática descrita no item), Parcialmente alcançado (se a organização executa
as vezes a prática descrita no item) ou Não alcançado (se a organização não executar a prática descrita no item).

Confira o Glossário e Exemplos de resultados do processo em caso de dúvida.


Processo de Usabilidade 1. Especificar os requisitos dos stakeholders e dos usuários

Exemplos de resultado:Clique para mais exemplos.
Objetivo(s) do sistema. Objetivo: "Solicitar entrega de comida à domicílio."
Exemplos de técnica: Survey, brainstorming, entrevista, observação.

Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado

Descrição: Identificar e descrever o propósito do sistema, isto é, o(s) objetivo (s) que o usuário deseja alcançar usando o sistema.

Exemplos de resultado:Clique para mais exemplos.
Requisitos de desempenho e comportamento Requisitos: "O sistema deve ser confiável. O sistema deve ser rápido."
do sistema desejados pelo usuário. Exemplos de técnica: Survey, brainstorming, entrevista, observação.

Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado

Descrição: Identificar os requisitos do stakeholder sobre o comportamento e desempenho do sistema. Os requisitos abrangem cada aspecto do sistema relacionado ao seu uso e sua interface em um contexto de uso.

Exemplos de resultado:Clique para mais exemplos.
Lista de requisitos de usabilidade. Requisitos: "▪Tempo máximo para completar a tarefa: 2 minutos;
▪Percentagem mínima de usuários que conseguem completar a tarefa: 95%;
▪Porcentagem de usuários satisfeitos ao usar o sistema (medido através do questionário SUS): 90%."
Exemplos de técnica: Benchmarking com sistemas concorrentes, análise sincrônica, análises formal do trabalho.

Não alcançado
Parcialmente alcançado
Completamente alcançado

Descrição: Definir uma declaração explícita para cada requisito de usabilidade, em relação à sua eficácia, eficiência e satisfação do usuário com base no contexto de análise de uso. As declarações devem ser objetivos mensuráveis.


   |   |   |   |    
 
 

APOIO

Sobre  |  Política de Privacidade  |  Termos de Serviço