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Resultado do processo |
Exemplo |
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Propósito do sistema |
▪ Solicitar entrega de comida à domicílio. |
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Requisitos do usuário em relação à performance e comportamento |
▪ O sistema deve ser fácil de instalar, fácil de ler em ambientes muito iluminados, fácil de usar por pessoa com baixa capacidade de visão. |
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Requisitos de usabilidade |
▪ Solicitar um delivery de refeição utilizando o aplicativo:
▪ Tempo máximo para completar a tarefa: 2 minutos;
▪ Percentagem mínima de usuários que conseguem completar a tarefa: 95%;
▪ Porcentagem de usuários satisfeitos ao usar o sistema (medido através do questionário SUS): 90%.
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Lista de tarefas do usuário |
▪ Registar Conta
▪ Login
▪ Pesquisar restaurante
▪ Ver o menu do restaurante
▪ Adicionar refeições no carrinho
▪ Pedir de refeição.
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Caracteristicas da tarefa |
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Caso de uso |
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Persona |
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Perfil do usuário |
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Características sociais do ambiente |
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Características dos dispositivos |
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Características físicas do ambiente |
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Fluxograma da tarefa |
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Diagrama de navegação |
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Análise da hierarquia da tarefa |
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Sketches |
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Wireframes |
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Protótipos de alta fidelidade |
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Teste de usabilidade |
▪ Onde, quem, quando
O teste será realizado na sala de reunião da organização, com 5 pessoas que representam o perfil do usuário do aplicativo, na segunda-feira, 5 de julho às 2 da tarde.
▪ Script
Receba o participante e faça com que ele se sinta à vontade;
Leia o script de introdução;
Apresente do termo de consentimento livre e esclarecido e recolha as assinaturas;
Colete as informações demográficas (por entrevista ou solicitando o preenchimento de um questionário);
Pergunte ao participante se ele ou ela já está familiarizado com o dispositivo no qual o teste será realizado ou se ele deseja passar por um treinamento curto;
Se necessário, execute o treinamento com o dispositivo antes de executar o teste com ele;
Apresente e entregue a lista com as tarefas ao participante;
Os participantes executam as tarefas (coletam dados em paralelo, por exemplo, via web cam/notas de pesquisador)
Aplique o questionário de satisfação;
Pergunte se o participante gostaria de fazer outros comentários sobre o sistema;
Agradeça ao participante por participar do teste.
▪ Exemplo de caso de teste: Solicitar refeição no aplicativo de entrega de comida
Pedro chegou em casa depois do treino de futebol. Ele está cansado e com fome, então ele abre seu aplicativo de entrega de comida para descobrir se ele tem alguma promoção no momento. Ele escolhe a refeição e pede que seja entregue em sua casa.
Usando o celular, acesse o aplicativo com os dados da conta de Pedro e solicite uma refeição.
▪ Exemplo de metas de avaliação:
Medir o grau com o qual o sistema pode ser usado com eficácia, eficiência e satisfação.
▪ Exemplo de métricas a serem coletadas:
Tempo para completar uma tarefa;
Número de erros cometidos;
Nível de satisfação do usuário.
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Problemas de usabilidade |
▪ "A página não tem título".
▪ "O mesmo símbolo é usado em dois ícones diferentes".
▪ "Os usuários não encontraram a função de pesquisa".
▪ "Os usuários tiveram dificuldade para abrir links com áreas clicáveis muito pequenas".
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Recomendações para melhorar a usabilidade |
▪ "Adicionar título em todas as páginas".
▪ "Use símbolos diferentes para ícones com diferentes funções".
▪ "Coloque o campo "Pesquisar" na posição superior direita da tela".
▪ "Aumente a área clicável dos links".
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Decisão se requisito passou/falhou |
▪ Requisito: Tempo máximo para concluir a tarefa: Passou. Todos os participantes do teste demoraram menos de 1,5 minutos.
▪ Requisito: percentual mínimo de usuários que podem completar a tarefa: Falhou. Apenas 80% dos participantes do teste conseguiram completar a tarefa.
▪ Requisito: Porcentagem de usuários satisfeitos ao usar o sistema (medido com questionário SUS): Falhou. Apenas 70% dos participantes se sentem satisfeitos depois de usar o aplicativo.
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